Início
/
Notícias
18-04-2019

ULS do Nordeste colabora com IPST e CHP em Programa de Colheita de Órgãos e Tecidos

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a desenvolver, em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o Centro Hospitalar do Porto (CHP), um programa de colheita de órgãos e tecidos para transplante.

Este programa teve início formal em 2016, com a autorização superior nesse sentido, pela Direção Geral da Saúde e pelo IPST. Após formação específica dos intervenientes locais neste processo e da adaptação dos documentos com vista à adoção, na ULS Nordeste, das melhores práticas internacionais neste campo, foram realizadas, em 2016, as duas primeiras colheitas, das 12 até agora efetuadas nesta entidade.

O processo de colheita de órgãos e tecidos começa pela identificação do potencial dador, envolvendo diversos serviços clínicos da Unidade Local de Saúde, como Urgência, Internamento e Medicina Intensiva.

Após essa identificação, é efetuado por uma equipa médica o diagnóstico de morte cerebral. A autorização de colheita, que é o passo seguinte, envolve a articulação do Coordenador Hospitalar de Doação da ULS Nordeste, Dr. Domingos Fernandes, com o Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação de Órgãos do IPST e do CHP.

Finalmente é realizada a colheita, no Bloco Operatório, com uma equipa clínica multidisciplinar especializada, constituída por elementos da Unidade Local de Saúde do Nordeste e do Centro Hospitalar do Porto.

De acordo com a legislação portuguesa, todas as pessoas são consideradas potenciais dadoras, desde que não expressem oposição à dádiva no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA). Cumpridos os requisitos, a doação é, aliás, um gesto altruísta, considerado como o maior ato de bondade entre os seres humanos, uma vez que possibilita, através do transplante, a melhoria da qualidade de vida e muitas vezes a continuidade da própria vida. Pelo que a ULS Nordeste se congratula com o empenho dos profissionais que, desde o início do programa, têm colaborado com o IPST e o CHP nesta nobre missão.


Partilhar:
Lorem dictum elementum commodo Sed libero. dolor dolor. mi, elit. eget Phasellus