A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tem 21 vagas para médicos especialistas nas áreas de saúde pública e hospitalar.
Segundo o despacho n.º 8553-B/2020, publicado a 04 de setembro, em Diário da República, foram atribuídas à ULS do Nordeste vagas nas especialidades de Anestesiologia (1), Cardiologia (1), Cirurgia Geral (2), Nefrologia (1), Endocrinologia e Nutrição (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Imuno-hemoterapia (1), Medicina Física e de Reabilitação (1), Medicina Interna (3), Patologia Clínica (1), Otorrinolaringologia (1), Oftalmologia (2), Ortopedia (1), Pediatria Médica (2), Psiquiatria (1) e Saúde Pública (1).
O referido despacho identifica as especialidades e os estabelecimentos de saúde com maiores carências de pessoal médico, em particular nas áreas de saúde pública e hospitalar, tendo em vista o recrutamento de clínicos para reforçar o quadro de recursos humanos especializados das instituições do Serviço Nacional de Saúde.
Assim, o Ministério da Saúde pretende contribuir para a adequada dotação, em termos de recursos humanos, nomeadamente de pessoal médico, dos serviços e estabelecimentos de saúde integrados no SNS, indispensáveis para que estes possam dar continuidade aos serviços de qualidade que lhe são característicos.
Este concurso reveste-se ainda de maior importância tendo em conta a atual situação de pandemia de COVID-19, que coloca maiores desafios às Unidades do SNS para darem uma resposta célere, eficaz e em segurança à procura de cuidados de saúde.
A ULS do Nordeste congratula-se com a atribuição destas vagas para a contratação de especialistas, na expetativa de que possa vir a reforçar o seu quadro de pessoal médico, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados de saúde de proximidade prestados à população, no âmbito daquela que é a sua missão.