ULS do Nordeste inicia campanha de vacinação contra a COVID-19 nas estruturas residenciais para idosos
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, iniciou esta terça-feira, dia 05 de janeiro, a campanha de vacinação contra a COVID-19 nas Estruturas Residenciais para Idosos.
No distrito de Bragança, foram, nesta etapa, abrangidos três concelhos, de acordo com o risco epidemiológico previamente definido (risco extremamente elevado de contágio para a COVID-19), nomeadamente Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso, num total de cerca de 730 utentes e profissionais de 18 instituições.
As equipas da ULS do Nordeste, compostas por profissionais médicos e de enfermagem, deslocam-se às Estruturas Residenciais para Idosos para administrar a vacina, numa ótica de proximidade, cumprindo, escrupulosamente, todos os procedimentos de qualidade e de segurança inerentes ao processo de vacinação, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.
O arranque da vacinação nas instituições para idosos é um passo fundamental no combate à pandemia, na medida em que se inicia a imunização de pessoas de idade avançada e mais vulneráveis, a maioria delas com várias patologias associadas, e dos seus cuidadores, garantindo-lhe, após a administração da segunda dose da vacina, uma maior proteção.
Esta ação é assim encarada com alento e esperança pelos idosos e profissionais destas instituições, cientes de que, para já, é necessário manter todas as medidas de proteção, nomeadamente o distanciamento físico, o uso correto de máscara e a higienização frequente das mãos.
A par das Estruturas Residenciais para Idosos, a ULS do Nordeste também está a dar continuidade ao processo de vacinação dos profissionais que estão na linha da frente no atendimento a doentes COVID-19, garantindo-lhe uma maior proteção no desempenho da sua importante missão no combate à pandemia.
A campanha nacional de vacinação contra a COVID-19 irá desenvolver-se em três fases, de acordo com os grupos prioritários previamente definidos, sendo a vacina universal, gratuita e facultativa.





