A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu início, na semana passada, à vacinação dos profissionais com a dose de reforço contra a COVID-19.
Este processo, alinhado com o Plano Nacional de Vacinação, abrange, nesta fase, os profissionais envolvidos na prestação direta de cuidados de saúde, conforme as prioridades estabelecidas na norma n.º 002/2021, de 30/01/2021, da Direção-Geral da Saúde (DGS), sobre a Campanha de Vacinação contra a COVID-19. Assim, os primeiros profissionais a receber a dose de reforço são aqueles que desenvolvem a sua atividade mais expostos a situações de risco de infeção, nomeadamente nos Cuidados Intensivos, Serviços de Urgência, Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR) e Serviços de Internamento Hospitalar dedicados a doentes COVID-19.
Conforme a disponibilidade de vacinas, seguir-se-ão os profissionais de saúde das restantes áreas consideradas prioritárias, de acordo com o determinado na norma da DGS.
O processo de vacinação dos profissionais na ULS do Nordeste está a ser operacionalizado pelo Serviço de Saúde e Risco Ocupacional, em articulação com as Direções Clínicas e as Direções dos Serviços.
A vacinação está, como habitualmente, a decorrer dentro de elevados padrões de segurança em todo o processo, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação, envolvendo equipas multidisciplinares que asseguram o cumprimento de todos os procedimentos e garantem o acompanhamento dos profissionais no período após a administração da vacina.
Esta é mais uma etapa importante no reforço da proteção dos profissionais, para que possam desempenhar em segurança a sua importante missão no combate à pandemia.