ULS do Nordeste promove humanização reforçada dos Cuidados de Saúde
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai desenvolver uma estratégia integrada de sensibilização para a importância da humanização na prestação de cuidados de saúde aos seus utentes.
O projeto nesse sentido foi apresentado pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, no I Seminário de Humanização Hospitalar realizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no passado dia 10 de julho.
Este evento, promovido no âmbito de um Programa da Coordenação Nacional para a Reforma dos Cuidados Hospitalares dedicado à humanização, teve como finalidade, precisamente, debater experiências em curso, a nível nacional, resultados e visões, e definir novas abordagens para a disseminação de boas práticas e de aprofundamento de atividades de humanização no contexto assistencial. Um debate que contou quer com a intervenção do Dr. Carlos Vaz, quer com o trabalho desenvolvido pela Enfermeira Adelaide Baptista, Assessora da Direção Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste, enquanto membro do Grupo de Trabalho específico previamente criado para desenvolver o referido Programa.
Este grupo procedeu à identificação de necessidades, de modelos e de experiências, através de um questionário enviado a mais de três dezenas de entidades de saúde do país. O tratamento das respostas recebidas permitiu assim elaborar um trabalho de fundo que serviu de ponto de partida ao Seminário, bem como às medidas a implementar posteriormente para uma maior humanização dos cuidados de saúde.
O Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste apresentou então as diversas práticas de humanização realizadas nesta entidade, nomeadamente as que estão em curso com a ação direta do Serviço de Apoio Social (Corpo de Voluntariado e Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa), do Gabinete do Cidadão e da Comissão da Qualidade e da Segurança do Doente. E que são, entre outras, a celebração de datas comemorativas, visitas aos doentes internados e distribuição gratuita de café, leite, chá, água e bolachas na Consulta Externa. Também no mesmo âmbito está a ser desenvolvido na ULS Nordeste o Projeto-piloto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde, bem como formação em atendimento de excelência, atividades de musicoterapia, de poesia e workshops.
A par destas estão já previstas medidas adicionais de promoção da humanização dos cuidados de saúde, que vêm reforçar o trabalho desenvolvido nesta área. Entre elas, Carlos Vaz adiantou que vai ser constituída formalmente uma Comissão de Humanização, serão reorganizados o circuito do utente, o regulamento das visitas, o guia de acolhimento e o horário das consultas e será promovida ainda mais formação na área do atendimento de excelência.
De referir que “O que temos e o que queremos” para a ULS Nordeste na área da humanização foi o mote para a exposição de um poster, também no CHUC, o qual foi alvo da visita e de elogio por parte da Secretária de Estado da Saúde, Dra. Raquel Duarte, presente no Seminário para apoiar as iniciativas aí propostas.
No fundo, salientou Carlos Vaz, acompanhado do Diretor de Enfermagem, Enf.º Urbano Rodrigues, e da Diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Dra. Manuela Santos, o que se pretende com uma maior humanização de cuidados nesta instituição – a qual agrega 3 hospitais e 14 centros de saúde – é promover um ambiente de cuidado tendo como essência o ser humano, respeitar os valores individuais dos doentes e proporcionar espaços que satisfaçam simultaneamente profissionais, doentes e famílias/cuidadores informais.





