Ir para o conteúdo
Notícias
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Notícias
14-05-2021

ULS do Nordeste promoveu formação que uniu saúde e segurança

Cerca de 25 participantes, entre colaboradores da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e da Polícia de Segurança Pública (PSP), marcaram presença na formação “Saúde e Segurança – Unidos por uma cultura de não violência”, que decorreu, no dia 12 de maio, no Auditório da PSP de Bragança.

Esta ação, integrada no plano de atividades delineadas pela ULS do Nordeste no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na Saúde, foi desenvolvida em parceria com o Comando Distrital da PSP de Bragança e com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências associadas à prevenção e combate à violência em contexto de trabalho.

A formação foi dinamizada pelo comandante Distrital de Bragança da PSP, Superintendente José Carlos Neto, e pela Docente da Escola Superior de Saúde de Bragança, Professora Doutora Ana Galvão.

O Superintendente José Carlos Neto apresentou a violência no trabalho no contexto da criminologia, abordou os comportamentos e fatores de risco, bem como os fatores protetores em matéria de violência no trabalho, e efetuou o enquadramento legal para a proteção da vítima. Durante a sua intervenção, o responsável salientou ainda a disponibilidade do Comando da PSP de Bragança para estreitar laços e desenvolver novas parcerias com a ULS do Nordeste ao nível da prevenção da violência e da promoção de ambientes seguros na área da Saúde.

Por sua vez, a Professora Doutora Ana Galvão abordou o stress ocupacional e o síndrome de Burnout, do ponto de vista da sua caracterização e da apresentação de estratégias ao nível da prevenção, sublinhando que a promoção da Saúde Mental deve assumir um papel de maior relevância no seio das organizações, tendo em conta que “não há Saúde sem Saúde Mental”.

Esta foi a primeira formação desenvolvida no âmbito do Plano de Ação para a Prevenção da Violência na ULS do Nordeste e contou com a presença da Dra. Elisa Dias, vogal do Conselho de Administração da ULS do Nordeste com responsabilidade nesta área, que enalteceu o trabalho que está a ser desenvolvido no seio da instituição ao nível da implementação de procedimentos específicos relacionados com esta matéria, bem como ao nível da promoção da capacitação dos colaboradores ao nível da prevenção e combate a qualquer tipo de violência em contexto de trabalho.

Esta sessão contou ainda com a intervenção, através de videoconferência, do coordenador do Gabinete de Segurança para a Prevenção e o Combate à Violência contra os Profissionais de Saúde, o subintendente Sérgio Barata, que elogiou a realização desta ação formativa e enalteceu a importância do reforço da cooperação entre a PSP e as instituições de saúde.

Esta ação foi assim uma mais-valia para todos os intervenientes e revelou-se de grande importância ao nível da capacitação de todos os participantes, que tiveram oportunidade de adquirir novas ferramentas para identificar e lidar com situações que podem configurar tipos de violência.


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
adipiscing vulputate, elit. ut id diam commodo quis,