Informamos que as visitas a doentes nas Unidades Hospitalares de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela estão temporariamente suspensas por indicação do Ministério da Saúde.
Apelamos à compreensão de todos perante esta medida preventiva, no âmbito do plano de contenção da infeção pelo novo coronavírus COVID-19, que visa garantir a proteção dos doentes que se encontram internados.
Procuraremos minimizar o impacto desta medida preventiva numa ótica de salvaguarda do bem-estar dos nossos doentes e dos seus familiares.
Foram ainda tomadas outras medidas preventivas e restritivas no âmbito do Plano de Contingência para a infeção pelo COVID-19:
As visitas encontram-se suspensas até orientações contrárias. (Não é permitida a entrega de roupa e/ou alimentos aos doentes internados)
Exceções*: No Serviço de Pediatria pode permanecer um acompanhante por criança | No Serviço de Obstetrícia o pai do recém-nascido pode permanecer junto da mãe | Doentes em fase terminal
*As pessoas que se encontrem doentes e/ou que estiveram em regiões de risco (dentro ou fora do país) não devem deslocar-se ao Hospital.
Estão suspensas as visitas de empresas farmacêuticas e dispositivos médicos às instalações da ULSNE, bem como outros promotores.
O doente deve identificar um contacto privilegiado. Os Serviços fornecerão informações ao respetivo contacto, via telefone.
Os doentes internados que tiverem alta têm de ser, obrigatoriamente, acompanhados por um assistente operacional, até à entrada principal do Hospital, onde deverá estar o familiar ou outra pessoa responsável pelo mesmo.
Os contactos privilegiados que necessitem de receber ensino deverão ser identificados pelos enfermeiros gestores, para ser autorizada a ida ao Serviço.
Os procedimentos ambulatórios em Hospital de Dia serão reavaliados e a decisão comunicada aos doentes.
Os utentes que estiveram em regiões de risco (dentro ou fora do país) e tiverem marcação de Consulta Externa/Hospital de Dia devem, previamente, contactar o SNS24 (808 24 24 24) antes de se dirigirem à ULSNE.
Os utentes devem dirigir-se sem acompanhantes às consultas. Em caso de necessidade, deverão fazer-se acompanhar, no máximo, por uma pessoa.
Os utentes deverão cumprir escrupulosamente os horários das consultas, para que assim se evitem aglomerados de pessoas nas salas de espera.
Os profissionais de saúde que retornem de viagem de áreas com transmissão comunitária ativa devem, obrigatoriamente, informar o GCL- PPCIRA e/ou a Autoridade de Saúde Pública.
Solicitamos a compreensão de todos.
Cartaz sobre as medidas preventivas na ULSNE | Novo Coronavírus | COVID-19