ULS do Nordeste tem novos perfis de Nutrição, Psicologia e Serviço Social no SClínico
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste conta, há cerca de uma semana, com três novos perfis de trabalho no sistema informático SClínico, nomeadamente Psicologia, Serviço Social e Nutrição, disponíveis agora em todos os níveis de cuidados prestados por esta entidade.
Trata-se de uma atualização do SClínico Hospitalar, introduzida pelo Serviço de Informática e Comunicações da ULS Nordeste, em articulação com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a qual possibilitou também melhorias na Visão Clínica Integrada, nos módulos de Cirurgia de Ambulatório e de Triagem/Urgência, nos pedidos de colaboração e na visualização de camas.
Com este processo dá-se assim mais um importante passo na uniformização de processos e na integração da informação clínica, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes.
MÓDULO SERVIÇO SOCIAL
O perfil de Serviço Social permite que os profissionais desta área tenham acesso personalizado ao SClínico, nomeadamente com uma área própria de registo, onde podem fazer a avaliação inicial (diagnóstico social), resumo MDEIA e caracterização social do utente.
Este módulo inclui ainda a possibilidade de resposta a pedidos de colaboração e a funcionalidade de Lista de Utentes, desenhada com o objetivo de permitir uma visão holística dos cidadãos em acompanhamento por estes profissionais.
MÓDULO PSICOLOGIA
Também os profissionais da área de Psicologia contam com um novo perfil de acesso ao SClínico, com configurações de utilizador e acessos personalizados, bem como uma área própria de registos, nomeadamente diagnósticos de psicologia, antecedentes e pedidos de colaboração, entre outros.
MÓDULO NUTRIÇÃO
O módulo de Nutrição, apresentando iguais mais-valias para estes profissionais em específico, contempla também a implementação da norma de risco nutricional – despacho nº 6634/2018 – uma medida do Ministério da Saúde com vista a identificar e intervir o mais precocemente possível, de forma a promover o suporte nutricional adequado à recuperação do doente internado.
A atualização do SCLÍNICO Hospitalar, com todas estas melhorias, garante assim a partilha e registo seguro de informação entre profissionais de saúde no contexto da prática assistencial, bem como a obtenção de indicadores e melhoria dos cuidados de saúde prestados no SNS em geral e na ULS Nordeste em particular.