A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de um inovador robot que une a radiação ultravioleta e a robótica para desinfeção, sem intervenção humana, de espaços com risco de estarem contaminados por vírus e bactérias. Oferecido pela Comissão Europeia, o robot, no valor de 60 mil euros, e fruto de avançada tecnologia dinamarquesa, está alocado ao Serviço de Medicina Interna da Unidade Hospitalar de Bragança, representando uma “arma” preciosa na luta contra a pandemia.
De acordo com o Grupo de Coordenação Local do PPCIRA – Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos da ULS do Nordeste, são várias as vantagens na utilização deste equipamento, nomeadamente:
Funcionando de modo complementar aos procedimentos habituais de limpeza, o novo robot marca, assim, a diferença pela sua eficiência, segurança e autonomia, prevenindo e reduzindo a propagação de doenças infeciosas e fazendo face à pandemia de COVID-19.
Motivo pelo qual o Conselho de Administração da ULS do Nordeste se congratula com a atribuição, pela União Europeia, a esta entidade, de um dos 8 robots destinados a Portugal.