Início
/
Notícias
07-02-2017

ULS Nordeste assina protocolo no âmbito da humanização dos cuidados de saúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinou um protocolo com a Unidade Pastoral de Santo António, sedeada na freguesia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, tendo em vista a humanização dos cuidados de saúde prestados à comunidade servida por esta Unidade Pastoral.

No âmbito desta parceria, formalizada no passado sábado, 4 de fevereiro, a ULS Nordeste passa a garantir acompanhamento espiritual e religioso no domicílio a todos os utentes que o solicitem. Neste sentido, um agente pastoral acompanhará, sempre que solicitado, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Macedo de Cavaleiros, disponibilizando este apoio na casa dos próprios utentes.

A assinatura deste protocolo decorreu no âmbito do seminário “Do cuidar ao curar: a Fé como ato curativo”, organizado pela Unidade Pastoral de Santo António, que decorreu, no passado sábado, naquela freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros.

O evento contou com intervenções do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, do coordenador dos capelães hospitalares da Diocese, padre Fernando Calado, do advogado Mário Dinis Salgado, bem como das médicas do Departamento de Cuidados Paliativos da ULS Nordeste Dra. Teresa Ramos e Dra Liseta Gomes, a par da enfermeira Adelaide Baptista, especialista em Cuidados Continuados e também profissional desta ULS, nomeadamente no Centro de Saúde de Macedo de Cavaleiros, onde coordena a UCC – Unidade de Cuidados na Comunidade.

De acordo com a comissão organizadora do seminário, este evento teve como principal objetivo “ajudar os agentes pastorais neste setor a cuidarem da forma mais adequada todos quantos vivem no sofrimento e na dor e precisam de proteção e cuidados de saúde, quer físicos quer psíquicos”.

protocolo espiritual 2protocolo Arcas 2


Partilhar:
leo nec quis elit. diam libero