Início
/
Notícias
31-03-2017

ULS Nordeste associa-se ao IPB em Programa de Intervenção Psico-Educativo e Social

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste estabeleceu uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) para desenvolver um projeto internacional que propõe uma abordagem inovadora de educação para adultos, através do desenvolvimento de um Programa de Intervenção Psico-educativo e Social (PESI) para pais de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Este projeto internacional, integrado no programa Erasmus +, envolve universidades de vários países (Roménia, Espanha, Croácia, Lituânia, Turquia e Portugal, sendo o IPB a instituição portuguesa parceira). Para desenvolver o estudo e implementar o projeto em Portugal, o IPB associou-se à ULS Nordeste e conta ainda com outros parceiros locais no sentido de abranger o maior número de famílias a necessitar deste tipo de apoio.

Esta iniciativa, apresentada, no dia 29 de março, na Escola Superior Agrária de Bragança, irá ter início em abril de 2017 e prolongar-se-á até 2019.

Na sessão de apresentação, a cargo da Professora Augusta Branco, a coordenadora do Projeto em Portugal, estiveram presentes elementos do Conselho de Administração da ULS Nordeste, nomeadamente o Presidente, Dr. Carlos Vaz, a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dr.ª Sílvia Costa, a Diretora de Enfermagem, Enf.ª Ângela Prior, bem como elementos ligados ao projeto na ULS Nordeste, designadamente a Enf.ª Anabela Martins e a Enf.ª Conceição Tomé.

No âmbito deste projeto serão identificadas as famílias que necessitam de apoio e manifestem disponibilidade em participar, estando prevista uma dupla intervenção: abordar as necessidades pessoais dos pais para o desenvolvimento sócio-emocional, através da aprendizagem de estratégias para enfrentar o stress e promover a inclusão social, e reconhecer o papel parental e a necessidade de desenvolver competências parentais como recursos essenciais para cuidar dos filhos.

Serão abrangidas famílias com crianças com necessidades especiais, ou seja que apresentem problemas ao nível do desenvolvimento físico, emocional, educacional ou social.

A intervenção será feita através do programa de educação de adultos PESI e através da sensibilização da comunidade para as necessidades específicas destas famílias, que, por norma, apresentam níveis mais elevados de stress em comparação com famílias com crianças com um desenvolvimento normal.


Partilhar:
libero felis non at et, fringilla venenatis neque.