Início
/
Notícias
21-02-2017

ULS Nordeste implementa projeto de telemedicina para aproximar os serviços de saúde dos utentes

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a implementar um projeto de telemedicina, tendo em vista a melhoria do acesso aos cuidados de saúde por parte dos utentes do distrito de Bragança.

Pretende-se, com recurso à tecnologia, evitar a deslocação da população entre Unidades de Saúde, assegurando um serviço de qualidade, com maior conforto e comodidade e com menos custos, tanto para os utentes como para a própria instituição.

A dispersão geográfica do distrito de Bragança obriga muitos doentes a percorrer vários quilómetros para se deslocarem aos Serviços de Urgência e de Consulta Externa das Unidades Hospitalares que integram esta ULS, designadamente os Hospitais de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela.

Estas deslocações, para além de incómodas para os utentes, geram gastos para a ULS Nordeste, que, em 2016, suportou despesas com transportes entre os Centros de Saúde e as Unidades Hospitalares de cerca de 1,5 milhões de euros.

Através da ligação por telemedicina poder-se-á evitar a deslocação de alguns doentes enviados diretamente dos Centros de Saúde para as Urgências Hospitalares e para os Serviços de Consulta Externa, estimando-se uma diminuição dos custos com transportes na ordem dos 77.500 euros.

Com recurso a esta tecnologia passará a ser possível fazer a avaliação do utente no Centro de Saúde, evitando em muitas situações a sua deslocação a uma Unidade Hospitalar.

Com a implementação deste projeto prevê-se ainda uma diminuição do número de reinternamentos, através de uma maior articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários ao nível do acompanhamento dos utentes no pós internamento, pelas equipas de enfermagem das Unidades de Cuidados na Comunidade e das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

Este projeto, a implementar em articulação com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, assume-se assim de grande relevância para a região, permitindo aproximar os cuidados de saúde dos utentes que deles necessitam.


Partilhar:
elementum mattis libero quis, ultricies non Donec Nullam Aliquam