Início
/
Notícias
11-12-2017

ULS Nordeste implementa Via Verde Coronária

Entra hoje em funcionamento a Via Verde Coronária na Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste. Esta nova valência, já disponível no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) da Unidade Hospitalar de Bragança e alargada dentro de um mês aos restantes Serviços de Urgência da ULS Nordeste, irá permitir tratar mais rapidamente os doentes com enfarte agudo do miocárdio.

Segundo o diretor do SUMC da ULS Nordeste, Dr. Tiago Loza, o tempo é fundamental para garantir o sucesso do tratamento nestes casos clínicos. “Os doentes têm o benefício em fazer um eletrocardiograma em 10 minutos e o tempo máximo para o tratamento de eleição é de 90 minutos”, reforça o responsável clínico.

A ULS Nordeste regista anualmente cerca de 300 casos de enfarte agudo do miocárdio. A partir de agora estes episódios serão tratados de acordo com os procedimentos estabelecidos no âmbito da Via Verde Coronária, que será ativada através da Triagem de Manchester.

Esta via verde é uma das mais complexas, implica uma articulação entre vários Serviços na ULS Nordeste e também com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, para onde continuarão a ser encaminhados os casos mais graves que necessitem de uma intervenção no Laboratório de Hemodinâmica.

Esta é a quarta via verde implementada na ULS do Nordeste, que conta atualmente com as Vias Verdes de AVC, de Trauma (ambas a funcionar no SUMC de Bragança), de Sépsis (a funcionar nos quatro Serviços de Urgência da ULS Nordeste) e agora a Coronária (que irá abranger também todos os Serviços de Urgência do distrito de Bragança).

A implementação da Via Verde Coronária foi um dos temas abordados na Reunião Aberta do Serviço de Urgência, que decorreu no passado dia 07 de dezembro, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança.


Partilhar:
diam ut mattis Donec velit, Donec ut Phasellus elit.