Início
/
Notícias
03-10-2018

ULS Nordeste inicia rastreio da visão infantil

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu início, na passada sexta-feira, dia 14 de setembro, no Centro de Saúde de Mirandela I, ao Rastreio da Saúde da Visão Infantil (RSVI).

Trata-se de uma importante medida de intervenção precoce para deteção de eventuais problemas de ambliopia, ou seja, disfunções visuais, nas crianças que completam nesse semestre 2 anos de idade. E que passa agora a ser disponibilizada pelos Cuidados de Saúde Primários da ULS Nordeste, através dos seus Centros de Saúde.

O exame, realizado por um enfermeiro, consiste num procedimento muito simples e rápido, de foto-rastreio, que usa um estímulo luminoso, associado a um estímulo sonoro (música), capaz de captar a atenção da criança, e possibilita assim determinar simultaneamente se há erro refrativo, nos dois olhos, e o alinhamento ocular.

Em caso de necessidade de observação mais especializada, a criança é encaminhada para consulta hospitalar de Oftalmologia.

Integrado no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, este rastreio oftalmológico é acompanhado pela Direção Geral da Saúde, bem como monitorizado e avaliado através da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Numa segunda fase do projeto, as crianças farão novamente o rastreio, aos 4 anos de idade, aferindo uma vez mais a qualidade da sua visão e despistando eventuais problemas.

Este é mais um importante passo na melhoria dos cuidados de saúde prestados pela ULS Nordeste, nomeadamente ao nível da prevenção e da intervenção precoce, traduzindo-se em enormes ganhos de saúde para a população.


Partilhar:
luctus amet, Sed libero elementum Phasellus tempus