ULS Nordeste integra projeto-piloto na área da Segurança dos Cuidados de Saúde
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste integra o projeto-piloto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, que resulta da integração dos programas de “Educação para a Saúde, literacia e autocuidados” e de “Prevenção e gestão da doença crónica”, que irá contemplar nesta fase inicial nove instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este novo programa constitui uma das principais referências técnicas para a realização de um novo patamar da qualificação do SNS, designado SNS + Proximidade, que tem início com a implementação de um projeto-piloto na região Norte.
Integram o projeto nesta fase experimental, com a duração de dois anos, a ULS do Nordeste, o Instituto Português de Oncologia do Porto, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, a ULS de Castelo Branco, o Centro Hospitalar de Leiria, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o Centro Hospitalar de Lisboa Central e a ULS do Norte Alentejano.
Este programa tem como principal objetivo aumentar a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria da qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde, bem como a literacia dos utentes.
A promoção da higiene das mãos, a segurança cirúrgica, a segurança na utilização da medicação, a prevenção de quedas, de úlceras de pressão e a prevenção de infecções e de resistência aos antibióticos são as áreas prioritárias em foco no âmbito do programa de “Literacia em saúde e integração de cuidados”.
A coordenação da execução e a avaliação do programa é da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde.