Início
/
Notícias
23-05-2018

ULS Nordeste participa em projeto de melhoria da segurança do doente no Brasil

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste foi selecionada pelo Institute For Healthcare Improvement (IHI), no âmbito da colaborativa “STOP Infeção Hospitalar!”, para participar no projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Serviço Único de Saúde –  SUS (PROADI-SUS).

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o IHI, e conta com a colaboração do Ministério da Saúde/ Proadi-SUS e com o apoio de Hospitais de Excelência, nomeadamente o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP), o Hospital Beneficência Portuguesa (SP), o Hospital do Coração (SP), o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), o Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS).

Em três anos, o projeto tem por objetivo reduzir em 50% as infeções relacionadas a cuidados de saúde em UCI, entre elas a infeção da corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC), Pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) e a Infeção do trato urinário (ITU). A medida prevê também uma redução significativa de gastos com tempo de internamento e com a utilização de material de uso clínico.

A equipa da ULS Nordeste, representada pela Dr.ª Cristina Nunes, médica e Coordenadora Local do GCL-PPCIRA e líder local do desafio Gulbenkian  “STOP Infeção Hospitalar!”, esteve em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril, para o segundo encontro presencial do projeto Colaborativa Proadi-SUS, tendo participado em palestras ministradas pela equipa do IHI, designamente pelo Dr. Paulo Borem e pelo Dr. Paulo Sousa, sobre Liderança de Alto Impacto, em reconhecimento às ações implementadas no âmbito do projeto “STOP Infeção Hospitalar!”. Foram também apresentados os resultados de redução de infeções associados a cuidados de saúde obtidos na ULS Nordeste, a instituição com os resultados mais expressivos no âmbito do projeto: redução de infeção da corrente sanguínea relacionada com CVC em 82%, infeção urinária associada a cateter vesical em 83%, pneumonia associada a ventilação mecânica 93%, e cirurgias de colo-retal em 82%, de vesicula em 50%, prótese da anca em 66% e do joelho em 88%.

Esta segunda reunião técnica, que contou com a presença dos elementos dos 120 hospitais selecionados, teve como objetivo apresentar e avaliar os resultados obtidos até ao momento, bem como trocar experiências sobre as mudanças e soluções desenvolvidas durante o ano na área da segurança do doente. O momento possibilitou aos presentes aprimorar o uso da ciência da melhoria (trabalho em equipa, liderança, PDSA, medição e análise de dados), como sustentar os resultados e verificar o momento de ampliação do projeto a outros espaços dos hospitais.


Partilhar:
commodo justo Praesent ut Aenean neque.