Início
/
Notícias
16-03-2017

ULS Nordeste participou em simulacro de acidente aéreo e testou resposta no SU

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste participou ontem, dia 15 de março, num simulacro de acidente no Aeródromo Municipal de Bragança, que envolveu várias entidades com o objetivo de testar o Plano de Emergência para Aeronaves desta estrutura aeroportuária.

Foi simulado um acidente com uma aeronave, que aterrou de emergência no Aeródromo de Bragança na sequência de um incêndio no motor.

No avião seguiam 10 ocupantes (dois tripulantes e seis passageiros portugueses e dois passageiros franceses), tendo resultado um morto (passageiro francês), três feridos graves (passageiros portugueses), com queimaduras e fraturas, e dois feridos leves (tripulantes) com traumatismos e fraturas. Os restantes quatro ocupantes que seguiam na aeronave apresentavam apenas escoriações e hematomas ligeiros.

Os feridos foram assistidos no local pela equipa da VMER – Viatura Médica de Emergência e Reanimação e, posteriormente, transportados pelas corporações de bombeiros para o Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Bragança, para serem assistidos.

Foi criada uma área específica para a triagem e o atendimento, conforme a gravidade, às vítimas do simulacro. Foram também chamados outros profissionais para dar apoio na assistência aos sinistrados, de modo a garantir o normal funcionamento do Serviço de Urgência.

Na assistência aos sinistrados do simulacro estiveram envolvidos 30 profissionais da ULS Nordeste, entre os quais 11 médicos (dois cirurgiões, um dos quais com o curso de Medicina de Catástrofe, dois ortopedistas, um anestesista, um pediatra, um especialista em Medicina Intensiva, dois especialistas em Medicina Interna e um especialista em Medicina Geral e Familiar), 13 enfermeiros e seis assistentes operacionais. A equipa foi coordenada pelo Dr. Júlio Novo.

O exercício, inserido no mês da Proteção Civil no distrito de Bragança, envolveu a Câmara Municipal de Bragança, as Corporações de Bombeiros de Bragança e de Izeda, a GNR, PSP, Autoridade Nacional de Proteção Civil, INEM, Unidade Local de Saúde do Nordeste e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

simulacro SU 2


Partilhar:
Nullam elit. ipsum sem, ut commodo luctus justo mattis vel, leo