ULS Nordeste promove exposição sobre os Direitos das Crianças
A Unidade Local de Saúde do Nordeste, através do Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR) do Centro de Saúde de Santa Maria, promoveu, em conjunto com as escolas e outros parceiros locais, um concurso sobre os direitos das crianças para o ensino pré-escolar, que resultou numa exposição com os trabalhos elaborados pelos mais pequenos.
Ontem, dia 7 de junho, foram divulgados os vencedores e entregues os certificados de participação aos 19 jardins de infância, públicos e privados, do concelho de Bragança. Foram apresentados um total de 26 trabalhos, que representam os direitos das crianças sobre o olhar das mesmas, elaborados pelos mais pequenos com o apoio dos educadores.
Entre as 22 telas avaliadas pelo júri do concurso, tendo em conta que quatro delas não cumpriram o regulamento, o primeiro prémio foi atribuído ao trabalho apresentado pelo Centro Social de Santa Clara, o segundo prémio foi entregue ao Jardim de Infância da Estação (Agrupamento de Escolas Abade de Baçal) e o terceiro prémio foi atribuído ao Centro Infantil “Cinderela” da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. Os três trabalhos vencedores serão agora divulgados na comunidade e nas instituições parceiras.
Este concurso, denominado Direitos da Criança – “Os meus Direitos”, foi promovido pelo NACJR de Bragança, em parceria com o Município, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Bragança e o Projeto Escolhas, e foi apresentado no passado mês de abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – em todos os jardins de infância do concelho. Nessa altura, foi entregue material de apoio sobre os Direitos da Criança e serviços locais de apoio e intervenção na infância para que os estabelecimentos de ensino pudessem trabalhar o tema com as crianças e elaborar a respetiva tela.
Os trabalhos foram elaborados durante o mês de maio e em junho foram colocados em exposição na Biblioteca Municipal de Bragança, onde permanecem até amanhã, dia 9 de junho. Daqui seguem para o Bragança Shopping, onde irão ficar em exposição de 12 a 26 de junho.
Através desta iniciativa, as entidades promotoras pretendem trabalhar a temática dos direitos das crianças no seio da comunidade escolar, procurando assim prevenir situações de maus-tratos e negligência, e, ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade para esta temática através da exposição dos trabalhos elaborados pelas próprias crianças.
