ULS Nordeste promove parceria na construção de um Plano de Saúde para a região
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a desenvolver um Plano Local de Saúde (PLS) específico para a região, com o envolvimento de toda a comunidade, a concretizar até 2020.
Este Plano contará com a parceria de diversas entidades, públicas e privadas, do distrito de Bragança – nomeadamente o Ministério da Justiça, através do Juiz Presidente, o Ministério Público, através do Procurador Geral Adjunto, o Ministério de Agricultura e Pescas, as autarquias, as forças de segurança, a proteção civil, estabelecimentos de ensino e formação profissional, instituições de solidariedade social, santas casas da misericórdia, associações de doentes, entre outras.
O objetivo é congregar esforços num documento de ação estratégica – partilhado pela comunidade desde o planeamento, à monitorização, passando pela avaliação – que, alinhado com as metas de saúde de âmbito nacional e regional, possa dar uma resposta mais precisa e adequada àqueles que são os fatores determinantes da saúde da população do Nordeste Transmontano.
Nesse sentido, decorreu ontem, dia 19 de setembro, no auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, a primeira reunião plenária do PLS, que contou com a participação de mais de uma centena de representantes das entidades envolvidas na construção e implementação do Plano Local de Saúde da ULS do Nordeste 2018 – 2020.
No âmbito desta reunião de trabalho, que contou com a presença de representantes do Ministério da Justiça, do Ministério de Agricultura e Pescas, de elementos do Conselho de Administração da ULS Nordeste e de responsáveis do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, e que envolveu o Departamento de Saúde Pública da ULS Nordeste, foi efetuado o diagnóstico da situação de saúde no distrito, foi debatido o papel da intervenção da comunidade nos determinantes de saúde e foram abordados os recursos existentes na comunidade para o desenvolvimento do Plano no Nordeste.
Após a auscultação de todos os intervenientes, foram selecionados três problemas de saúde entre cinco previamente selecionados tendo por base o Perfil Local de Saúde da ULS Nordeste. As doenças oncológicas, as doenças cérebro-cardiovasculares e a saúde mental foram as três áreas selecionadas, tendo em vista a preparação de um plano de intervenção e de promoção da saúde no distrito de Bragança, em parceria com os parceiros da comunidade.
Até ao final do ano e após a compilação dos contributos dos intervenientes, será ainda assinada uma carta de compromisso entre todos os parceiros, no sentido de implementar as atividades que irão integrar o referido plano, alinhado com o Plano Regional e o Plano Nacional de Saúde.


