ULS Nordeste reforça Cuidados Paliativos em Vinhais com o apoio da Fundação PT
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste vai alargar o apoio na área dos Cuidados Paliativos Domiciliários com mais uma viatura, financiada pela Fundação Portugal Telecom, que foi hoje entregue à equipa da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) da Terra Fria a prestar assistência no concelho de Vinhais.
O reforço dos meios de transporte é fundamental para que os profissionais de saúde possam aumentar a capacidade de resposta no domicílio a doentes com patologias crónicas, progressivas e incuráveis e às suas famílias em concelhos com uma população envelhecida e dispersa geograficamente, considera o Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Carlos Vaz, satisfeito com a cedência deste veículo pela Fundação PT.
O contentamento foi partilhado pelos membros da equipa da UDCP, ao receberem a chave da nova viatura das mãos do dirigente máximo da instituição. Albertina Fernandes, enfermeira responsável pelo Centro de Saúde de Vinhais e um dos elementos que presta cuidados paliativos domiciliários neste concelho garante que, a partir de agora, vai ser possível chegar a casa dos doentes com maior rapidez e também levar cuidados a um maior número de famílias.
Passam assim, a partir de agora, a ser três as viaturas ao dispor da Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria, que presta assistência aos utentes dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
Este projeto – resultado de uma parceria entre a ULS do Nordeste, as três Câmaras Municipais e a Fundação Calouste Gulbenkian, agora também com o apoio da Fundação PT – garante, há cerca de dois anos, assistência especializada a doentes com patologias crónicas e incuráveis, possibilitando a sua permanência no domicílio, durante o maior tempo possível, e com um menor sofrimento nas fases avançadas da doença.