ULS Nordeste sensibilizou jovens para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da violência
A Unidade Local de Saúde do Nordeste, através da Unidade de Cuidados na Comunidade de Bragança e da Unidade de Saúde Pública, promoveu uma ação de sensibilização sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e sobre a violência no namoro, direcionada para os estudantes do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança.
Esta ação, que decorreu no passado mês de fevereiro, teve início com o seminário “Eu Amo-te, mas…”, que contou com a participação, como oradora, da Psicóloga do Núcleo de Apoio à Vítima da ASMAB – Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança. Na sua intervenção, a psicóloga alertou os jovens que não é aceitável qualquer tipo de violência, explicou os limites entre paixão, amor romântico, dependência amorosa e amor obsessivo, sendo que nas últimas duas etapas é onde surge a violência.
Através de uma linguagem acessível aos jovens e utilizando o testemunho da cantora Rihanna, que também foi vítima de violência por parte do namorado, Teresa Fernandes sensibilizou os jovens para terem um papel ativo contra a violência, um problema que afeta pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais.
Em Portugal, um em cada quatro jovens é vítima de violência no namoro. E o aumento da literacia sobre esta temática é fundamental para prevenir situações de violência.
Nesta ação, que contou com a participação de cerca de 300 alunos do Ensino Secundário, elementos da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste sensibilizaram os jovens para as medidas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e para a importância de não terem comportamentos de risco.
Neste sentido, foi realizada uma dinâmica de grupo com os estudantes, em que estes tiveram um papel ativo na identificação dos comportamentos de risco e nas formas de transmissão do HIV/SIDA.
Foi ainda dado a conhecer o Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil, pela enfermeira da ULS do Nordeste Carla Maia, que funciona em parceria com a ULS Nordeste.
Neste espaço, os estudantes podem encontrar apoio na área do Planeamento Familiar, esclarecer dúvidas e aconselhamento sobre métodos de contraceção, sexualidade e saúde.
Esta ação foi dinamizada pela Enfermeira da ULS Nordeste Olívia Maria, que integra a Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, com o apoio da Associação de Estudantes, no âmbito da Semana dos Afetos comemorada nesta Escola de Bragança.





