Ir para o conteúdo
Notícias
banner Certificado COVID-19 - site
banner site Em Linha Consigo
banner site Medidas
banner site contactos
banner site estamos on
banner Servicos Farmaceuticos
banner site Visitas_3
Início
/
Notícias
03-08-2021

Unidade de Hospitalização Domiciliária trata doentes com sucesso

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste tratou, ao longo de dois anos de funcionamento, duas centenas de doentes aos quais foi proposto internamento no domicílio em vez do convencional internamento hospitalar.

Este modelo de prestação de cuidados de saúde, que permite a permanência no ambiente familiar, foi implementado no distrito de Bragança em julho de 2019 e apresenta elevadas taxas de sucesso a nível de satisfação dos doentes e famílias – cem por cento.

No entanto, e apesar do esforço da ULS do Nordeste na divulgação deste serviço, modo de funcionamento e das suas vantagens, nomeadamente em termos de redução de  complicações associadas ao meio hospitalar, constata-se que há ainda alguma desinformação sobre a hospitalização domiciliária que se traduz em insegurança e receio, levando a uma taxa de recusa inicial por parte dos doentes que é de 17 por cento. A par do sentimento de insegurança, motivado por esse desconhecimento sobre a forma como funciona o serviço, verificam-se igualmente casos de não aceitação relacionados com motivos pessoais ou por falta de requisitos para a integração em hospitalização domiciliária.

De realçar que a taxa de sucesso ao nível dos tratamentos é confirmada não só pela satisfação generalizada dos utentes internados em casa e dos seus cuidadores, como também pelos resultados obtidos por esta Unidade, a qual regista taxas de reinternamento destes doentes acompanhados no domicílio de 2,1 por cento e de readmissão no hospital às 72 horas ou de idas ao Serviço de Urgência de forma não programada a rondar os 2,7 por cento.  E também não há registo de mortes de doentes em tratamento no domicílio.

Acompanhamento 24/dia

O tratamento em casa com o acompanhamento de equipas de saúde multidisciplinares permite uma recuperação mais rápida do doente, evita muitas das complicações associadas ao meio hospitalar e permite tratamento no ambiente familiar habitual do doente.

A demora média de internamento do total de doentes tratados pela ULS do Nordeste nesta modalidade ronda os 8 dias.

Esta Unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que assegura o acompanhamento dos doentes através de visitas domiciliárias ao longo do dia e da noite. Integram a equipa permanente da UHD uma médica especialista de Medicina Interna em horário fixo (a qual exerce também funções de coordenação da Unidade), seis médicos em regime de prevenção, dois enfermeiros em horário fixo (um dos quais igualmente com funções de coordenação), 9 enfermeiros em horário de prevenção, uma farmacêutica, uma nutricionista e uma assistente social.

Estes doentes são avaliados e acompanhados, sempre que necessário, por diversas especialidades, de acordo com a sua situação clínica, nomeadamente Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Medicina Física e Reabilitação, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Otorrinolaringologia e Urologia. Assim como são efetuadas, também quando necessário, avaliações clínicas em colaboração com outras entidades do Serviço Nacional de Saúde, entre as quais o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Hospitalar e Universitário do Porto e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Entre os motivos de internamento mais frequentes nesta Unidade destacam-se as patologias do foro respiratório (entre as quais pneumonias e traqueobronquites), infecioso (de causa vírica e bacteriana), cardiovascular (insuficiência cardíaca descompensada e tromboembolismo pulmonar), urinário (infeções do trato urinário inferior, prostatite, pielonefrite), digestivo (alterações do trânsito intestinal) e endócrino (descompensação de diabetes mellitus tipo II). Embora menos frequentes, foram também acompanhados em hospitalização domiciliária doentes com neoplasias (cancro), doenças de pele e tecido subcutâneo e doenças do sistema osteoarticular.

Os doentes acompanhados neste serviço são maioritariamente do sexo masculino e apresentam uma média de idade de 60 anos.

Qualidade em proximidade

A UHD da ULS do Nordeste tem, atualmente, capacidade para cinco camas de internamento no domicílio em Bragança, estando previsto, de futuro, o aumento do número de camas e o alargamento da área de influência.

No que respeita à admissão dos doentes, esta é efetuada de acordo com critérios clínicos e sociais, sendo essencial dispor de apoio familiar ou de um cuidador informal, e assenta no princípio da aceitação voluntária.

A assistência de qualidade e de proximidade aliada ao conforto da recuperação no seio familiar têm contribuído para a satisfação generalizada dos doentes e dos cuidadores/familiares.

Esta valência contribui, assim, para o reforço dos cuidados de saúde de proximidade disponibilizados pela ULS do Nordeste à população do distrito de Bragança, numa ótica de satisfação das necessidades e expetativas dos doentes, dos cuidadores e dos seus familiares.


Partilhar:
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
vulputate, id quis dolor accumsan luctus tristique fringilla facilisis consequat. non